No dia 27 de setembro, foi realizada a premiação do 1º Concurso de Redações da Semana da Pátria realizado pela AAPM Senai Franca, que teve o tema “Qual o dever do cidadão brasileiro para com o seu país? ”. O objetivo do concurso foi atingido visto que os estudantes puderam refletir sobre o papel de cada cidadão e sobre como as ações individuais modificam diretamente o país em que vivemos. Os alunos premiados foram: Polyana Costa Mendes (1º lugar do período matutino), Júlia Souza Bernardino (1º lugar do período vespertino), Gabriela dos Santos Belagamba (2º lugar do período matutino) e Felipe Alves Paiva (2º lugar do período vespertino).

 



Cidadania: atitude consciente

Júlia Souza Bernardino (1º lugar do período vespertino – Concurso de Redações)

“Seja a mudança que você deseja ver no mundo”. A frase de Mahatma Gandhi é fundamental para que haja o entendimento da importância do cumprimento da cidadania que tem por definição ser o conjunto de direitos e deveres do indivíduo que vive em sociedade. O cidadão tem por obrigação participar das eleições e da escolha de políticas públicas para contribuir com o progresso de seu país.

Ademais, percebe-se que uma grande parcela dos brasileiros não cumpre com o dever do voto previsto na Constituição brasileira. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2018 o nível de abstenção foi o mais alto desde 1988, chegando a 30 milhões de eleitores que não compareceram às urnas. Sendo assim, têm-se que grande parte da população não se atentou a participar do ato democrático que definirá o futuro da nação.

Outrossim, é de extrema importância que o indivíduo inserido na sociedade participe da escolha das políticas públicas de seu país, já que elas influenciam diretamente o modo de viver de cada cidadão. Não é possível gozar dos direitos sociais se não houver o cumprimento dos deveres, contribuindo para o desenvolvimento da pátria.

Dessa forma, depreende-se que o cidadão brasileiro deve participar das eleições e da escolha de políticas públicas de forma consciente. É preciso seriedade e respeito perante as leis dispostas na constituição. Para isso é necessário que haja políticas públicas de incentivo e facilitação ao voto através do TSE juntamente com as prefeituras municipais, além disso, o Ministério da Educação deve realizar práticas de incentivo à cidadania e valores como

nacionalismo e patriotismo. Só assim, através da mudança individual, o Brasil poderá verdadeiramente representar ordem e progresso.

  

Qual o dever do cidadão brasileiro para com o seu país?

Polyana Costa Mendes (1º lugar do período matutino – Concurso de Redações)

Há quase dois séculos, no dia 7 de setembro, o Brasil, que antes era dependente de Portugal, se tornou independente após o grito da independência de Dom Pedro I. A partir de 1949, essa data passou a ser um feriado nacional que simboliza a liberdade que o brasileiro conquistou. É claro que foi necessário criar leis para que o cidadão pudesse ter seus direitos básicos garantidos pelo Estado, e que cumprisse seus deveres.

A constituição de 1988 apresenta alguns deveres a serem realizados pelos cidadãos brasileiros. Ao analisarmos esses deveres, percebe-se que para que haja cidadania ativa é de extrema importância que sejam praticadas as obrigações de participar de escolhas públicas e participar das eleições escolhendo seu candidato ou seja, atuarmos ativamente nas decisões de assuntos interessados à nossa sociedade e estarmos informados sobre propostas de melhorias na democracia. Pois assim, poderemos fazer com que se cumpram outros deveres como cuidar do meio ambiente e respeitar a todos.

Entretanto, quem pensa que nossos deveres são fardos a serem carregados está totalmente enganado. Eles foram criados para que houvesse uma ordem no nosso meio social, como dizia Gandhi "Só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo", ou seja, só iremos dar valor aos nossos direitos quando cumprirmos nossos deveres, ambos estão interligados.

Dessa forma, é preciso que nós, enquanto cidadãos, assumamos a responsabilidade de exercermos nossos deveres, lembrando que nenhum dever é mais importante que o outro, todos são essenciais para contribuir com a construção de uma sociedade mais democrática e consciente em relação ao bem-estar e a ordem do país. O nosso dever é cuidar da nossa Nação para que nós e nossos descendentes possamos viver em um território mais justo.

 

Dever e consciência

Felipe Alves Paiva (2º lugar do período vespertino – Concurso de Redações)

É de conhecimento geral que o cidadão de qualquer pátria apresenta direitos e deveres, e no Brasil não é diferente. Porém, a maioria da população não conhece suas obrigações como indivíduo. E isso impossibilita a total prática da cidadania, impedindo assim, o patriotismo que alguém deveria ter com o seu país. O pagamento de impostos e a proteção do meio ambiente e do patrimônio público são exemplos de responsabilidades que qualquer sujeito deve ter com o seu Estado.

O pagamento de impostos é uma obrigação que cada indivíduo deve cumprir com a sua nação. Essas taxas são cobradas a todos, independentemente de classes sociais, cor ou religião, sendo elas direcionados ao próprio benefício da população, como por exemplo, acesso à educação, à saúde, serviços públicos e geração de emprego, de acordo com a constituição federal.

A proteção do meio ambiente e do patrimônio público são outros exemplos de responsabilidades que qualquer cidadão tem que executar de acordo com o artigo 23 e 24 da constituição da república. Cuidar da natureza e do capital comum a todos é uma forma de se viver bem em cidadania e ter uma qualidade de vida muito acentuada, aumentando assim o índice de desenvolvimento humano (IDH). O Brasil atualmente apresenta um alto desenvolvimento humano, tendo um IDH de 0,755, sendo do 75º país do ranking global.

Portanto, todos os cidadãos apresentam privilégios e encargos com seu país, mas ainda há muito o que melhorar no Brasil, principalmente no conhecimento de seus deveres. Assim, uma solução para a falta desse entendimento da população seria as instituições educacionais, como escolas e faculdades, promoverem atividades de conscientização, através de cursos, palestras e dinâmicas obrigatórias. Dessa forma, o povo pode manifestar o patriotismo de forma consciente.

 

Cuidar do meio ambiente: um dever essencial

Gabriela dos Santos Belagamba (2º lugar do período matutino – Concurso de Redações)

Todos nós temos deveres para ser cumpridos, mas muitos não têm sido praticados. Principalmente em relação ao meio ambiente que a cada dia é mais prejudicado por conta da falta de realização dos deveres de cada um. É preciso uma mobilização maior da sociedade.

Um acontecimento muito recente que teve grande impacto no meio ambiente foi o incêndio que ocorreu na Amazônia. A devastação foi divulgada em canais de televisão, jornais, revistas e sites da internet. O acontecimento foi tão impactante que fez com que todos voltassem sua atenção para o tema. É importante lembrar, que nossas atitudes individuais podem prejudicar a natureza tanto quanto as grandes queimadas.

Várias ações que realizamos no nosso dia-a-dia e pensamos não ter impacto no meio ambiente, pode nos prejudicar daqui há alguns anos ou até imediatamente. Jogar lixo na rua, não separar o lixo reciclável do não reciclável, utilizar veículos sem necessidade, são ações simples que pensamos não causar impacto algum, mas causa, por exemplo: o lixo que jogamos nas ruas pode entupir os bueiros e causar enchentes; o uso de automóveis contribui para o efeito estufa o que pode aumentar consequentemente a temperatura do planeta.

Portanto, devemos cuidar do que é nosso, sabendo que a nossa vida depende disso, essa proteção é fundamental para mantermos a saúde do planeta e dos seres vivos que o habitam. São práticas simples que podem melhorar o meio ambiente, como: economizar água, separar o lixo, não desperdiçar energia elétrica, evitar comprar alimentos com muitas embalagens. Além disso, campanhas realizadas nas escolas por meio de palestras, cartazes chamativos, podem conscientizar ainda mais a população sobre o quão importante é o cuidado com o meio ambiente.

 

Mais fotos CLIQUE AQUI