Sobre o projeto


O SENAI MIX DESIGN surgiu com o objetivo de incentivar o uso do design como diferencial competitivo para a indústria coureiro-calçadista. Colaborar para a construção uma indústria cada vez mais forte, produtiva e qualificada na busca de uma identidade nacional, é uma das missões do SENAI-SP.

O projeto é uma realização do Núcleo de Tecnologia e Design do Couro e do Calçado do SENAI-SP, sediado no SENAI de Franca, em parceria com as unidades SENAI de Jaú, Birigui, Santa Cruz do Rio Pardo e São Paulo/Ipiranga.

Histórico


1ª EDIÇÃO – 27 DE JANEIRO DE 2011:

A primeira edição do SENAI MIX DESIGN visou promover o processo criativo através de um aplicativo digital em formato DVD com tendências para Primavera/Verão 2011/12. O aplicativo era formado por painéis de inspiração, desenhos, imagens de vitrines, comportamento e materiais, além de vídeos sobre as feiras e cidades pesquisadas e uma cartela de cores impressa e destacável. 

Apresentou uma análise das principais feiras internacionais do setor: GDS, MICAM/MIPEL e LINEAPELLE, abrangendo o lançamento da matéria-prima até o produto na forma de calçados, bolsas e artefatos nos gêneros masculino, feminino e infantil. As tendências foram decodificadas com perfis de consumo traçados, transitando entre o clássico, romântico, fashion e contemporâneo, visualizados pela interação entre as cartelas de cores e modelos exclusivos de calçados propostos para Primavera/Verão 2011/12.A primeira edição do SENAI MIX DESIGN visou promover o processo criativo através de um aplicativo digital em formato DVD com tendências para Primavera/Verão 2011/12. O aplicativo era formado por painéis de inspiração, desenhos, imagens de vitrines, comportamento e materiais, além de vídeos sobre as feiras e cidades pesquisadas e uma cartela de cores impressa e destacável. 

O lançamento aconteceu no dia 27 de Janeiro de 2011, no auditório do SENAI Franca, com a participação de autoridades e empresários do setor. Posteriormente, a palestra sobre tendências foi realizada nas outras unidades SENAI participantes.

 

 

1ª SEMANA SENAI MIX DESIGN – DE 09 A 12 DE AGOSTO DE 2011:

Procurando fornecer cada vez mais informações sobre moda, comportamento e mercado, foi realizada a 1ª SEMANA SENAI MIX DESIGN, de 09 a 12 de Agosto de 2011, que contou com o lançamento da 2ª edição do DVD multimídia com tendências para Outono/Inverno 2012.

A segunda edição do SENAI MIX DESIGN procurou ampliar e aprofundar as pesquisas e inovar na interatividade do DVD, que contou com 36 conjuntos de desenhos que totalizavam 14.784 possibilidades de configuração de bolsas e 32.256 possibilidades de configurações de calçados masculinos, femininos e infantis. Este número é resultado das variadas opções de solados, construções, cabedais, alças, componentes e combinações de cores. O usuário escolhe uma forma e a partir dela constrói seus modelos combinando peças e cores.

A semana foi marcada pelas palestras: “Mercado, Moda e Comportamento” com Claudia Matarazzo, jornalista, apresentadora e autora de livros sobre etiqueta e comportamento; “Moda e posicionamento de mercado através da Inovação” com Maurício Medeiros, conceituado designer de calçados de luxo; e o “Case Havaianas” apresentado por Angela Hirata, consultora executiva de Comércio Exterior da São Paulo Alpagartas, responsável pela expansão da marca Havaianas para o exterior.

Com o apoio do CIESP Franca, foram realizados Workshops de Criação de Calçado, com a presença de 32 profissionais das indústrias de calçados de Franca. Os participantes tiveram acesso ao conteúdo do SENAI MIX DESIGN e a partir dele escolheram um perfil de consumo para elaborar suas criações. Uma banca formada por representantes da indústria e técnicos de outras unidades do Senai, analisou e elegeu as melhores ideias. Os vencedores foram Samuel Lucas Siqueira da empresa Democrata, na categoria Calçado Masculino, e Giordano Bruno Ferro Neto da IMPEC, na categoria Calçado Feminino, que além de troféus receberam como prêmio um iPad patrocinado pela empresa Stickfran, apoiadora do projeto.

Além disso, a 1ª Semana SENAI MIX DESIGN também contou com uma exposição de materiais e componentes para calçados, bolsas e artefatos alinhados às tendências propostas para a estação em parceria com empresas do setor. 

 

2ª SEMANA SENAI MIX DESIGN – 17 A 19 DE JULHO DE 2012:

O evento marcou o lançamento de uma nova etapa do projeto SENAI MIX DESIGN, que passa a ser um book de inspirações com foco em pesquisas para a captação da essência brasileira alinhada às macrotendências globais. 

O SENAI MIX DESIGN passou a ser formado por um book de inspirações em formato de fichário e um aplicativo digital para iPad – com painéis com exemplos de criações conceitos, vitrinas e comerciais geradas a partir de imagens; cartela interativa de cores, materiais e estampas; e imagens destacáveis para formação de painéis de inspiração.

A equipe do SENAI movimentou-se estrategicamente pelo Brasil, iniciando um mapeamento onde foram levantados dados culturais, mercadológicos e comportamentais como base para compreensão do mercado de consumo nacional, suas particularidades e posicionamento em relação ao mundo. As cinco primeiras capitais pesquisadas foram Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, que deram início a um acervo de imagens e um banco de dados que aumentará a cada edição e servirá como base sólida para o direcionamento de tendências. Além disso, as informações referentes ao mercado nacional são conjugadas com pesquisas internacionais realizadas em países considerados referência em moda e design, como Itália, França e Inglaterra.

O evento contou com palestras que visam difundir informações sobre moda, design e mercado e foram ministradas pelo professor de gestão de varejo de moda Edson D’Aguano, pela empresária Priscila Callegari, da Ciao Mao, e pelo estilista Ronaldo Fraga, conhecido por criar coleções que valorizam a cultura brasileira.

Outra novidade desta edição, foi o Workshop in Company que levou os designers do SENAI até as indústrias de calçados de Franca para uma demonstração da metodologia de criação e aplicação do SENAI MIX DESIGN no desenvolvimento de suas coleções. O público também pode conferir durante os três dias uma exposição de materiais e componentes Outono/Inverno 2013 para calçados, bolsas e artefatos.


3ª SEMANA SENAI MIX DESIGN – 04 A 06 DE DEZEMBRO DE 2012:

O book de inspirações SENAI MIX DESIGN Verão 2013, lançado durante a 3ª Semana SENAI MIX DESIGN, traz o panorama do cenário brasileiro em relação ao mundo e fatores que interferem na maneira de planejar, produzir, vender e consumir produtos, bem como no direcionamento de pesquisas voltadas para o setor coureiro-calçadista.

A proposta desta edição é refletir sobre a importância do tempo sob dois pontos de vista: o inspiracional e o estratégico. O objetivo é fomentar o processo criativo, com foco na inspiração e sua decodificação, e auxiliar no planejamento de coleções de calçados, bolsas e artefatos.

O material é formado por um book em formato de fichário com painéis com exemplos de criações conceituais, vitrinas e comerciais criados a partir de imagens, cartela interativa de cores, materiais e estampas. Também contém imagens destacáveis para formação de painéis de inspiração e um aplicativo digital para iPad, que está disponível para download gratuito na AppStore.  

A programação da semana visou difundir informações sobre moda, design e mercado com as palestras: A cultura de design como estratégia com a professora Dorotéia PiresTecnologia digital para calçados com o designer Osvalí Silvestre Jr., e um bate-papo sobre moda brasileira e criatividade com Alexandre Herchcovitch. O evento também contou com exposição de materiais e componentes e workshops realizados in company.

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