Com foco na área de calçados e o nome de Centro de Treinamento SENAI de Franca, a unidade estabeleceu-se a partir de um convênio do SENAI com a prefeitura e a Associação Comercial e Industrial de Franca (ACIF), assinado em 1974. Suas instalações localizavam-se na rua Padre Anchieta, nº 1758, no Centro. 

Em 1988, recebeu patrono, passando a chamar-se Escola SENAI “Márcio Bagueira Leal”, em homenagem ao industrial do setor calçadista. A escola mudou-se para novas instalações, onde ampliou sua ação para dar atendimento à crescente industrialização da cidade e região. Assim, iniciou cursos de aprendizagem industrial para as ocupações de mecânico geral e eletricista de manutenção. 

Em 1991 o SENAI fez convênio com a United Nations Industrial Development Organization (Unido), sediada na Áustria, para assistência na operação de um sistema depurador centralizado de efluentes para a indústria de curtumes em Franca, além de consultoria visando desenvolver sistema de CAD/CAM para a indústria de calçados da mesma região. Assim, desde junho de 1991 a unidade passou a prestar atendimento para a preservação ambiental em quase todo o estado, na análise de efluentes e resíduos industriais. 

Em 1998 realizou a pesquisa “Levantamento de Necessidades de Educação Profissional – Área de Calçados e Afins” para fundamentar a montagem dos currículos de acordo com o Novo Modelo de Educação Profissional do SENAI-SP. A própria equipe da escola planejou a pesquisa, foi a campo e levantou, junto a empresas fabricantes de máquinas, equipamentos e componentes para calçados, informações no sentido de definir os conteúdos tecnológicos e perfis ocupacionais da área. Disto resultou o novo curso de aprendizagem  para Confeccionador Industrial de Calçados e o curso Técnico em Calçados, ambos iniciados em janeiro de 2001. 

O curso para Confeccionador Eclético de Calçados, realizado em parceria com o Instituto Pró-Criança no contexto do do Programa Vou Conseguir, a partir de julho de 2002, obteve o primeiro lugar no Programa de Ações Regionais de Responsabilidade Social da Fiesp.

Em 08 de agosto de 2002 aconteceu a entrega oficial à comunidade empresarial das novas instalações, laboratórios e equipamentos decorrentes do Plano de Investimentos na área de calçados. Foram mais de 2 milhões de reais aplicados em atualização tecnológica, obras e recursos humanos. 

Em dezembro de 2003 a Escola recebeu a Certificação ISO 9001:2000 na área de Educação. Em novembro de 2008 recebeu a Certificação ISO14001:2004, área ambiental. 

E em 2009 inaugurou o Núcleo de Tecnologia e Design do Couro e do Calçado

Assim, a constante modernização da Escola SENAI de Franca tem possibilitado intensificar a atuação na região e melhor atender às demandas do setor de profissionais qualificados.

  

PATRONO

Márcio Bagueira Leal nasceu em 4 de fevereiro de 1923, em Ibiraci-MG. Aos 13 anos de idade, mudou-se com a família para a cidade de Franca. 

Em sua vida profissional, desenvolveu várias atividades: trabalhou na Rádio Club Hertz de Franca; exerceu a função de Oficial de Gabinete do Prefeito Municipal de Franca; atuou como Agente Municipal de Estatística, contratado pelo IBGE; associou-se à Empresa de Transporte Expresso Sírio-Brasileiro, hoje Radial, e assumiu o controle do jornal “Comércio da Franca”, transformando-o em diário.

Deu início à atividade industrial na Fábrica de Calçados Servetodos que, anos depois, passou a fazer parte da Calçados Paragon S/A, uma das maiores empresas calçadistas de Franca, e voltada principalmente ao comércio internacional.

Márcio Bagueira Leal tem participação ativa junto à comunidade francana, além das atividades em sua empresa. Foi Diretor e membro da Diretoria Executiva da Francal e membro do Rotary Club.

Foi Diretor da Delegacia do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo por quatro gestões consecutivas, em que ampliou as instalações e aumentou o quadro associativo. Foi Conselheiro nato do CIESP de Franca.

Foi Diretor e membro do Conselho da Associação do Comércio e Indústria de Franca e do Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca. 

Na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – foi Diretor e membro do Conselho de Representantes e também membro do Conselho Regional do SESI – Serviço Social da Indústria.

Foi um dos principais responsáveis pela instalação das unidades do SESI e do SENAI em Franca.

Fonte: Projeto Memória SENAI-SP.